quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Certificação MPS.BR

MPS.BR é uma certificação para empresas, criada no Brasil. Que tem forte apoio do governo. Ela possui 7 níveis de maturidade, diferentemente do CMMI, certificação de nível internacional, que possui 5 níveis.
Os níveis de maturidade, denotam a evolução da empresa. Para cada nível é necessario cumprir vários atributos e processos.
Muitas empresas estão buscando essa certificação. Com ela se tem mais produtividade, menos gastos dentre outros benefícios, mas para o caso específico da UFS, acredito que esses sejam os principais.

"MPS.BR-Guia Geral V1.2-Junho/2007 5/52
As mudanças que estão ocorrendo nos ambientes de negócios têm motivado as empresas a modificar estruturas organizacionais e processos produtivos, saindo da visão tradicional baseada em áreas funcionais em direção a redes de processos centrados no cliente. A competitividade depende, cada vez mais, do estabelecimento de conexões nestas redes, criando elos essenciais nas cadeias produtivas. Alcançar 2 SM CMMI-DEV é marca da Carnegie Mellon University.
competitividade pela qualidade, para as empresas de software, implica tanto na melhoria da qualidade dos produtos de software e serviços correlatos, como dos processos de produção e distribuição de software.
Desta forma, assim como para outros setores, qualidade é fator crítico de sucesso para a indústria de software. Para que o Brasil tenha um setor de software competitivo, nacional e internacionalmente, é essencial que os empreendedores do setor coloquem a eficiência e a eficácia dos seus processos em foco nas empresas, visando a oferta de produtos de software e serviços correlatos conforme padrões internacionais de qualidade.
Busca-se que o MPS.BR seja adequado ao perfil de empresas com diferentes tamanhos e características, públicas e privadas, embora com especial atenção às micro, pequenas e médias empresas. Também se espera que o MPS.BR seja compatível com os padrões de qualidade aceitos internacionalmente e que tenha como pressuposto o aproveitamento de toda a competência existente nos padrões e modelos de melhoria de processo já disponíveis. Dessa forma, ele tem como base os requisitos de processos definidos nos modelos de melhoria de processo e atende a necessidade de implantar os princípios de engenharia de software de forma
adequada ao contexto das empresas brasileiras, estando em consonância com as principais abordagens internacionais para definição, avaliação e melhoria de processos de software."

http://www.softex.br/portal/mpsbr/_guias/MPS.BR_Guia_Geral_V1.2.pdf

2 comentários:

Bruno Lins Alves disse...

Post bem interessante. Dia 18 de julho teve uma apresentação do MPS.BR aqui em Aracaju pela profª Ana Regina Rocha da UFRJ.
Eu vi que a Infox, empresa daqui de Aracaju, foi aprovada para o nível G do MPS.BR

Vocês sabem dizer se outras empresas daqui já foram aprovadas ?

[]s

Denisson disse...

Em Aracaju, nao sei dizer com certeza, mas acredito que somente a Infox, mas várias empresas estão correndo atrás, pois o governo passará a exigir certificação MPS.BR para que a empresa participe de licitações.

vlw