sexta-feira, 15 de agosto de 2008

SIE - Sistema de Informações de Ensino

O Sistema de Informações para o Ensino (SIE) é um projeto apoiado pela Secretaria de Ensino Superior (SESu) do MEC, que objetivou desenvolver um Sistema de Informações que servisse para a Gestão das IFES Brasileiras. O projeto foi desenvolvido pelo CPD da UFSM.
O que tem de interessante neste Sistema?
Trata-se de um software para gestão integrada no qual praticamente todas as atividades de uma Instituição de Ensino Superior são desenvolvidas e acompanhadas por ele. Composto por 15 módulos, o Sistema permite a gestão dos Recursos Humanos, de todo o Registro Acadêmico (cadastrando disciplinas, cursos, docentes, currículos), dos Processos de Ingresso na Instituição, a gestão Orçamentária, Contábil e Financeira, de Patrimônio, da Frota, do Espaço Físico, enfim, praticamente tudo o que se possa pensar, num grande pacote de mais de 1,6 milhão de linhas de código em Linguagem Delphi e Java e usando os sistemas de Bancos de Dados mais comercialmente conhecidos: DB2 e Oracle.
O Sistema fica instalado num conjunto de servidores de rede de plataforma baixa, o que permite um custo muito baixo de hardware. Rodando em ambiente de Intranet, o SIE é acessível a partir de qualquer microcomputador instalado na rede da Universidade. Um sistema de cadastro de usuários, dá a cada um permissão de acesso aos módulos e funcionalidades que lhe dizem respeito.
Além de fornecer baixo custo e grande benefício, o estilo integrado do Sistema e sua inerente flexibilidade permitem que a Universidade ofereça relatórios de quaisquer informações nele registradas.
Um sistema de workflow permite que o SIE transforme processos administrativos da Universidade, desde um simples pedido de trancamento de disciplina até pedidos de compras de materiais e serviços ou a geração de relatórios anuais de atividades da Instituição uma tarefa segura, rápida e confiável.
O MEC através da SESu financiou a instalação deste sistema em todas instituições interessadas. Em 2001 a UFU tomou conhecimento deste projeto. Uma equipe da administração da Universidade visitou o CPD da UFSM, tendo recomendado sua instalação na UFU.
Sua instalação na UFU tem sido demorada mas esperamos que os benefícios advindos dela, em pouco tempo, contaminem toda a Instituição.
SIE: todos seremos usuários!

Nenhum comentário: