sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Apresentaçao Petic Software


Petic Software

From: mvgois, 18 minutes ago





Apresentação Petic da UFS parte Software


SlideShare Link

15 comentários:

João Paulo Lacerda disse...

Aqui vão meus comentários sobre a apresentação. Respondam aqui mesmo.

1. Um sistema que eu sugiro é para disponibilizar a criação de uma página web padronizada para cada professor.

2. Sobre o sistema de gestão integrada sugiro pegar um já pronto já que o desenvolvimento de um sistema complexo sempre é problemático.

3. Para o ponto eletronico pode ser usado a tecnologia smartcard ou RFID.

4. Também acho interessante a criação de um banco de aulas. No qual o vídeo gravado da melhor aula de cada assunto seria disponibilizado na internet.

nelson luis disse...

As soluções propostas foram bem interessantes. Gostaria de saber, como seriam feitos os treinamentos para estes sistemas? Vocês chegaram a pesquisar se nessas instituições aonde foram implantadas as tecnologias sugeridas houve alguma espécie de treinamento? Se as pessoas conseguiram lhe davam com estes sistemas aprovaram o uso de primeira?

Estas são questões pertinentes principalmente por serem impecilhos gigantescos para a implatação de software livre em empresas e instituições públicas.

nelson luis disse...

Outro sistema que vi em uma reportagem na Rede Record, é um sistema verifica autenticidade de TCC, TESES e Dissertações. Este sistema é utilizado por orientadores para verificar se estes trabalhos foram cópias de outros ou não. Acho que este sistema seria bem interessante para UFS. O que acham?

Aloísio Vilas-Bôas disse...

Outro sistema que acho importantíssimo é o de gerenciamento de materiais.
esse sistema teria acesso ao banco de dados do DIPATRI e seria util para remanejamento e reaproveitamento de material
eu não sei quem exatamente teria o controle desse sistema, mas ele seria utilizado na hora em que qualquer departamento fizesse requizição de material, para saber se já não existe o requizitado em desuso em algum lugar, e para poder acompanhar o andamento do material desde a requizição até a chegada no destino

Valéria disse...

Nelson, como foi dito na nossa apresentação, em colocamos em alguns posts, pesquisamos sobre vantagens/desvantagens da migração de software livre e do SIE em algumas Universidades. Sobre as demais propostas, não.

Valéria disse...

Com certeza um sistema de verificação de autenticidade de documentos é interessante, Nelson. Não tínhamos pensado nisso. Pena que a essa altura o nosso manuscrito já tá pronto...
Mas você viu o nome do sistema? É em português?

Denisson disse...

Aloísio, se eu entendi bem o que você quis dizer, nós caimos naquele problema que Rogério comentou em sala de aula - Ninguém admite ficar com os "restos" dos outros.
Por exemplo, os computadores do nosso laboratório podem estar sucateados para nos, estudandte de CC, mas para outros departamentos eles seriam mais que suficiente, mas nenhum dos outros departamentos os aceitaria.

Denisson disse...

João Paulo diz:
"Também acho interessante a criação de um banco de aulas. No qual o vídeo gravado da melhor aula de cada assunto seria disponibilizado na internet."

Resposta:

João Paulo, para obter esse sistema de banco de aulas, seria necessário que houvesse toda uma estrutura montada para que os videos fossem de boa qualidade.
Poderia ser uma sugestão ao grupo de Hardware. Eles já sugeriram a TV UFS. Gravar uma aula, penso que seria mais simples.

Denisson disse...

João Paulo diz:

"Sobre o sistema de gestão integrada sugiro pegar um já pronto já que o desenvolvimento de um sistema complexo sempre é problemático."

Resposta:

Se a UFS poder contar com uma BOA equipe, acredito que os problemas podem ser contornados.
Um sistema específico para UFS seria ideal, pois seria feito nos moldes da UFS, ou seja, especialmente para a UFS. E desenvolvido por pessoas que vivem o dia dia da universidade. Porém com as regras do reuni, a universidade percisa de um sistema o mais rápido possivel. E com a equipe que o CPD tem hoje não seria possivel desenvolver tal sistema

Denisson disse...

João Paulo diz:
"Um sistema que eu sugiro é para disponibilizar a criação de uma página web padronizada para cada professor."

Resposta:

Bem legal sua idéia. E o melhor, bem simples de ser implementada. Seria um canal direto de comunicação professor -> aluno.
Essa página poderia funcionar do mesmo jeito que a do DCOMP funciona. Através do wiki, onde a edição é feita de forma fácil.

Valéria disse...

Realmente essa idéia de padronização para páginas de professores é simples de ser implementada. Podemos sugerir isso ao pessoal da Softeam, que está atualmente mantendo as páginas do departamento.

Lilianeware disse...

Nelson,
sobre treinamento em sistemas já existentes em outras instituições, o q tivemos conhecimento foi sobre o SIE, no qual uma equipe é enviada à instituição compradora a fim d treinar as pessoas q o utilizarão

Marcus Vinicius disse...

João Paulo diz:
Sobre o sistema de gestão integrada sugiro pegar um já pronto já que o desenvolvimento de um sistema complexo sempre é problemático.

Resposta
Concordo com vc que a construção de um sistema complexo, como próprio nome diz, não é simples, mas daí a dizer que SEMPRE é problemático, não concordo muito... Pra isso é que existem métodos de desenvolvimento de software que conhecemos bem... E se fosse assim não teríamos nenhum sistema complexo desenvolvido até hj.

Lilianeware disse...

Oi João Paulo,
acho q o sistema integrado deveria ser desenvolvido pela própria instituição, uma vez q seria mais fácil atender as necessidades. Claro q para isso seria necessário aumentar a equipe do CPD e deixá-los exclusivos p isso. Outra opção também poderia ser contratar alguma empresa para desenvolvê-lo. Apesar de ser problemático, na minha opinião, seria mais útil para a instituição.

Marcus Vinicius disse...

João Paulo diz

3. Para o ponto eletronico pode ser usado a tecnologia smartcard ou RFID.

Resposta
Bom, o sistema para isso já está desenvolvido na UFS, pode muito bem ser adaptado para novas mudanças, aliás essa é uma das vantagens de desenvolvermos o sistema. Mais informações sobre como o RFID seria usado pelos funcionários, creio que seria com o grupo de Hardware.