quinta-feira, 21 de agosto de 2008

PC nas nuvens - Softwares online se multiplicam e estudiosos já falam de um sistema operacional completamente via web

Jogue o disco rígido fora, esqueça o pagamento de licenças para uso de softwares, desinstale o sistema operacional, coloque sua pen drive em um museu e você não terá como usar o computador, certo? Errado. Basta um terminal com acesso à web para que todos os aplicativos necessários estejam ao alcance de um usuário doméstico.

A chamada cloud computing (algo como computação nas nuvens, do inglês) oferece, pela internet, softwares de uso corriqueiro, como editor de texto, planilhas, gerenciador de imagens, calendários, agenda de telefones e games, com o armazenamento de dados feito remotamente. A máquina continuaria limpa, necessitando apenas a instalação de um sistema simples para acessar a rede.

Exemplos disso são Goowy, YouOS, EyeOS e XIOS (Xcerion Internet OS), verdadeiros desktops online, e o melhor, gratuitos. Como o conceito de WebOS (sigla que designa a tendência de desenvolvimento de um sistema operacional que funcione via internet) é novo, esses serviços ainda pecam em alguns aspectos, como velocidade, qualidade gráfica, estabilidade e variedade de softwares.

- Mas só o fato de existirem nos garante uma possibilidade futura de trabalhar completamente via rede, sem a necessidade de supermáquinas - avalia o analista de sistemas Carlos Augusto de Lima.

Essa nova tendência, porém, ainda é refém da velocidade do acesso.

- De que adianta ter online um Photoshop (software pesado de edição de imagens) grátis se a conexão à internet no Brasil é lenta e ainda restrita? - indaga Lima.

O sucesso da cloud computing dependerá mais disso do que de desenvolvedores. Esses já estão a todo vapor. Em países como EUA, Canadá e Japão, os WebOs são usados em larga escala por empresas, já que o quesito mobilidade é cada vez mais exigido.

O diretor técnico da Xcerion, Marcus Bristav, que liberou a primeira versão beta do seu sistema operacional em outubro, defende que software deve ser gratuito e questiona o critério técnico do Windows:

- Por que o usuário precisa de um curso de ciência da computação para instalar ou atualizar um programa? Isso é coisa para técnico.

Além de não precisar instalar nenhum programa nem pagar para usar, outro atrativo dos aplicativos online é a possibilidade de colaboração remota. É possível compartilhar arquivos com qualquer pessoa, já que todos estarão online.

Nesse quesito, o Google reina absoluto. Apesar de a empresa negar estar desenvolvendo um sistema operacional, o Docs (ferramenta online para criação de textos, planilhas e apresentações) é uma alternativa eficiente, estável e que oferece uma razoável variedade de funções e opções - dá para adicionar usuários autorizados a somente ler o conteúdo ou que possam modificá-lo também.

Conheça algumas opções de softwares para uso online e as suas funcionalidades:
EyeOS
http://eyeos.org
Tem uma interface mais profissional, é rápido e de uso amigável. Oferece alternativas ao inglês como língua principal, entre elas o português. Traz ferramentas de produtividade, como editor de textos, gerenciador de arquivos, cliente de e-mail, agenda, calendário, upload e download de arquivos, navegador e aplicativo para receber feeds RSS. Entre os acessórios estão calculadora, bloco de notas, jogos e uma pasta pública exclusiva para facilitar a colaboração online.
Goowy
www.goowy.com
Tem mensageiro instantâneo compatível com Yahoo! e MSN, opção de upload e download de arquivos, mais de 20 games simples, cliente de e-mail, agenda, calendário, dicionário e tocador de música. É bastante rápido, de interface amigável, com desenho familiar e de fácil uso, mas o editor de textos é limitado.
YouOS
www.youos.com
Traz jogos, editor de texto bem simplificado, um programinha interessante que funciona com um post-it digital, upload de arquivos, programa de chats limitado a usuários do próprio sistema, cliente para receber feeds RSS e prompt para o DOS. Tem gráficos mais toscos e é um pouco lento.
Xcerion
http://xcerion.com
Oferece um programa com calendário, gerenciamento de banco de dados, edição de textos e planilhas, entre outros. As imagens disponíveis no site mostram que se aproxima graficamente do Windows Vista. Para ter acesso à versão de testes, os interessados devem se inscrever na página da empresa. Não há previsão de quando as licenças serão liberadas.
Google Docs
www.google.com/docs
Não se propõe a ser um sistema operacional e desempenha muito bem o seu papel como facilitador para edição e armazenamento online. Funciona como editor de textos, planilhas e apresentações de slides e tem uma boa ferramenta para colaboração online. Basta inserir o e-mail, determinar ou não uma senha, delimitar o acesso e enviar o convite. A central de gerenciamento de arquivos lembra o Windows Explorer. Tem recurso de salvamento automático de arquivos.

Mais Informações:
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a1791755.xml&template=3898.dwt&edition=9453&section=80

Um comentário:

Bruno Lins Alves disse...

A computação nas nuvens está cada vez mais presente nas nossas vidas. Se engana quem pensa que apenas tarefas corriqueiras serão oferecidas pela internet. O próprio Photoshop já apresenta uma versão online e grátis. Quem quiser dar uma conferida, segue o link: https://www.photoshop.com/express/landing.html

Excelente post, parabéns!

[]s