quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Ponto eletrônico é expandido para vários órgãos do Governo

Há uma ano atrás o Piauí já começava a implantar o ponto digital nor órgão públicos, será que continua até hj? Ou desistiram igual à UFS??

A Secretaria da Administração (Sead) já instalou o ponto eletrônico em muitos órgãos estaduais e em outros estão em fase de conclusão. A previsão é de que todos os órgãos do Estado do Piauí passem a contar com o ponto eletrônico para que haja controle e armazenamento de dados mais efetivos dos servidores.
A diretora da Unidade de Gestão de Pessoas da Sead, Ivana Sales, disse que o ponto eletrônico será instalado nos órgãos que o requisitaram, como Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fundação Cultural do Piauí (Fundac) e Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc). Nos órgãos onde o ponto já foi instalado, haverá a sua implementação, sendo feita uma avaliação e depois um relatório. A diretora informou que a instalação está sendo concluída na Central de Abastecimento (Ceasa), Companhia Editora do Piauí (Comepi), Serviço Nacional de Empregos (Sine) e Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart).
A instalação do ponto eletrônico passa por algumas fases. É preciso que as secretarias e órgãos que não tenham recursos para adquirir o ponto e a confecção de crachás solicitem à Sead para que ela financie esse material e a instalação do equipamento. Depois, a Sead, por meio da Diretoria de Modernização, entra com a parte de treinamento e instalação desse equipamento.
"As secretarias dizem que não têm recursos, e o conselho é que solicitem para a Secretaria de Administração a doação do material, bem como a confecção. Ficamos dependendo da aquisição desse material para que possamos instalar o ponto", esclarece o responsável pela instalação do ponto eletrônico no Estado, Reginaldo Fontenele.
Alguns problemas são encontrados para a instalação do ponto, pois embora muitas secretarias o possuam, não estão usando o aparelho na sua totalidade, já que ainda há resistência para o seu uso. Por isso, o ponto eletrônico está sendo usado para que haja um alerta e para que os servidores comecem a utilizá-lo de fato, para que seja obtido controle em relação à freqüência dos funcionários. "O tempo varia de órgão para órgão, depende da resistência de cada um e da disponibilidade que eles oferecem para que passemos à fase de treinamento", comenta Reginaldo
Fontenele.
Uma das principais funções da utilização do ponto eletrônico no Estado é a digitalização dos dados dos servidores, tornando mais rápido e fácil o seu acesso, além de maior segurança, diminuindo os gastos para o Governo do Estado.
As secretarias da Administração, da Justiça, de Infra-Estrutura, do Trabalho e Empreendedorismo, do Desenvolvimento Econômico, da Defesa Civil, da Saúde, da Fazenda e da Educação e Cultura já dispõem do ponto eletrônico. As fundações Cultural e de Esportes, Prodepi, Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemopi) e Hospital Estadual Dirceu Arcoverde são outros órgãos onde a frequência eletrônica já funciona.

Maiores informações:
http://www.portalaz.com.br/noticias/geral/82615_ponto_eletronico_e_expandido_para_varios_orgaos_do_governo.html

Nenhum comentário: