quinta-feira, 21 de agosto de 2008

RSS: "O rio que corre ao contrário"


Como o RSS inverte e ao mesmo tempo simplifica o fluxo de navegação na web


Berg Brandt

Quem, como eu, viveu sua infância e adolescência nos anos 80 e 90 deve se lembrar de um desenho animado que marcou essa época: "A Caverna do Dragão". Seus episódios eram marcados pela realidade fantástica adornada por mitos e lendas inspirados em contos medievais. Em um deles, um desses que repetiram uma tantas vezes, aparece um "rio que corre ao contrário", quem se lembra?

O conceito desse rio é uma excelente metáfora para explicar o que faz hoje o RSS com a navegação na web. Para quem não sabe ainda o que é RSS, vamos a definição técnica. O RSS, que é o acrônimo de Rich Site Summary (v 0.91) ou Really Simple Syndication (a partir da versão 2.0), é um documento baseado em XML com formato padronizado para permitir a troca de informações na web. Na prática, ele contém em seu código informações resumidas de um site, como notícias, eventos ou novidades, que podem ser lidas por um software específico sem que seja necessária a visitação. Resumindo, o RSS faz com que a informação desejada chegue até o usuário sem que se precise navegar até ela. Além disso, uma vez conectado a uma fonte de informação em RSS, conhecidas por feeds, as atualizações também chegam sempre que são publicadas. Como eu disse, simbolicamente, se navega ao contrário.

Estatísticas divulgadas pelo instituto Nielsen/NetRatings, no final de setembro, ressalta que o os usuários de RSS acessam sites três vezes mais e com mais freqüência. Ainda constatou que a praticidade e a comodidade para obter as informações são os prinipais fatores que incentivam o uso do RSS. De fato, é muito prático agrupar os diversos feeds de acordo com uma variedade de critérios a sua escolha e depois ficar aguardando as novidades de seu interesse serem trazidas pela correnteza digital sem que se precise fazer muito esforço.

Largamente utilizado para receber notícias, a forma de estruturação com title (título), link e description (descrição) possui uma versatilidade que permite a utilização do RSS para diversos outros tipos de informação. Listas com os últimos exemplares adquiridos por uma biblioteca ou com os produtos mais recentes em uma loja virtual ou ainda com as músicas mais recentes para download são exemplos de onde o RSS pode ser aplicado. Esse último exemplo é a base para o conceito do que se conhece como Podcasting.

Além disso, o fator simplicidade é um dos pontos fortes do RSS. Ele facilita a navegação em dispositivos com interfaces mais simples que a de um desktop (Handhelds ou Celulares). As tendências para daqui alguns anos indicam que muitos usuários estarão acessando informações na web de telefones móveis. O RSS é um dos artefatos para atingir esse grande público.

Para desfrutar das maravilhas dessa inovação, é preciso apenas instalar algum dos aplicativos que possuem a capacidade de ler RSS, conhecidos como leitores de feed (feed readers). Esses aplicativos podem ser apenas leitores específicos ou podem vir embutidos em um navegador web. Por exemplo, o Firefox (www.getfirefox.com) já vem com suporte a RSS. O seu cliente de e-mail, o Thunderbird (www.mozilla.org/products/thunderbird/) também já vem com suporte à tecnologia.

O RSS é uma forma prática, cômoda, simples e versátil de publicar e distribuir conteúdo na web fazendo com que mais pessoas acessem mais vezes e com mais freqüência um site. Muitos usuários estão aderindo. E nós, desenvolvedores, precisamos ficar atentos a essa corrente para não deixarmos as oportunidades passarem.


Fonte: http://www.bergbrandt.com.br/v1/asp/mostra_artigo.asp?artigo_id=3

Nenhum comentário: