quarta-feira, 7 de maio de 2008

PLANO DIRETOR DE IFORMÁTICA



O objetivo da elaboração de um plano diretor de informática é fornecer ao cliente uma visão completa do seu ambiente atual de Tecnologia de Informação e ao mesmo tempo compará-lo a cenários alternativos que possam otimizar o retorno dos investimentos já feitos e dos ainda a serem realizados. Em muitas empresas as decisões de TI são tomadas de forma isolada, por diferentes motivos e pessoas dentro de sua estrutura. Assim, o planejamento estratégico e tático integrado do ambiente de TI é normalmente colocado em segundo plano, ou nem mesmo é realizado.
Uma organização necessita atualmente de dados gerenciais para gerir os seus negócios. Para tanto, precisa de um conjunto de sistemas de informações capaz de fornecer esses dados de forma precisa, com um tempo de resposta adequado.
Surge então, a tendência de remodelagem dos dados da empresa, buscando a melhoria dos sistemas a nível operacional, a redução dos custos de manutenção de sistemas e principalmente a priorização do fornecimento de informações gerenciais confiáveis por parte da gama automatizada de sistemas na empresa. O modelo de dados da empresa é criado com base em levantamento das funções e análise de dados da organização.
Esse trabalho compõe-se de: levantamento de necessidades, análise de custo-benefício da solução apresentada (hardware, software e pessoal) priorização dos projetos (planejamento dos sistemas) e acompanhamento dos resultados.
O planejamento estratégico da organização em termos de automação é o que chamamos de Plano Diretor de Informática. Ele deve conter:
A filosofia e os objetivos a serem atingidos pelos sistemas da empresa (existentes ou não);
Planejamento de quando cada sistema será desenvolvido/alterado com um cronograma de duração e ordem (prioridade de implementação para a organização);
Custos e benefícios de cada projeto, onde deve-se contemplar investimentos de hardware, software, recursos humanos, bem como a previsão em termos de quantidade para cada um desses itens.
Itens de risco dos projetos, mencionados estratégias de mercado, tendências e expectativas do usuário e da empresa.
Se cumprido este roteiro, o Plano Diretor de Informática terá grandes chances de apresentar o sucesso esperado.
As etapas do seu desenvolvimento são:
Levantamento das necessidades da empresa, problemas atuais e descrição das áreas afetadas com os procedimentos atuais;
Análise das atividades, apresentando a solução e priorizando seu desenvolvimento;
Dimensionamento dos recursos necessários para desenvolver os projetos (custo de hardware, software, linhas de comunicação, treinamento, etc.), e
Cronograma financeiro com as etapas de desembolso mês a mês, durante a fase de desenvolvimento do projeto.
O PDI é de extrema importância porque planeja o crescimento da automação dentro da empresa, permite que ela se desenvolva dentro do mercado e exerça suas atividades de forma satisfatória, ganhando sempre em produtividade e qualidade de serviço.
Fontes:

Nenhum comentário: