Software
Atualmente, os softwares operacionais de uso cotidiano na Universidade (sistemas operacionais, editores de texto, planilhas, browsers, etc.) podem ser divididos em dois grupos: softwares proprietários baseados na plataforma Windows e softwares livres baseados na plataforma GNU/Linux. O segundo grupo é minoritário, sendo principalmente utilizado em laboratórios de pesquisa e ensino das áreas de ciências exatas e tecnológicas. Os equipamentos servidores corporativos estão licenciados com o sistema operacional Windows 2003 e os equipamentos desktop adquiridos pela administração nos últimos 4 anos estão licenciados com Windows XP ou Windows 2000. Existem, ainda, alguns microcomputadores antigos com os sistemas Windows ME, 98 e 95. Não existe um sistema institucional de controle de licenças e de atualização de software.
Para apoiar as atividades técnicas e administrativas da UFES, a equipe do NPD gerencia os sistemas SILAP e SIE, está implantando novos módulos do SIE, e desenvolveu e administra várias aplicações corporativas.
O Sistema SILAP executa o controle de patrimônio, materiais, licitações e compras, almoxarifado e solicitação de materiais, além de armazenar informações orçamentário/financeiras da instituição. A principal limitação é a obsolescência das tecnologias empregadas no seu desenvolvimento[1], o que inviabiliza sua atualização e integração com outros sistemas da UFES.
Em
- Controle de Gerência e Controle de Aplicações e Acessos de Usuários;
- Controle de Cadastros Auxiliares (Tabelas Globais);
- Controle Acadêmico;
- Controle de Recursos Humanos;
- Controle de Protocolo;
- Controle de Patrimônio;
- Controle de Materiais;
- Controle de Compras e Licitações;
- Controle de Almoxarifados;
- Controle e Acompanhamento do Orçamento e Financeiro;
- Controle de Espaço Físico;
- Controle de Frota;
- Controle de Relatórios e Informações Gerenciais (SAD);
- Controle de Hospital Universitário;
- Controle e Atendimento ao Estudante
O SIE tem o potencial de ser o principal sistema corporativo da UFES. Todavia, os módulos do SIE já implementados ainda apresentam significativas limitações. Há problemas de funcionamento em todos os módulos, tais como interfaces com o usuário pouco produtivas, ausência de relatórios necessários, e lentidão no processamento de tarefas cotidianas importantes.
Do ponto de vista técnico, vale destacar que o banco de dados que dá suporte ao sistema foi bem projetado. Todavia, a tecnologia utilizada na implementação das interfaces já é obsoleta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário