sábado, 26 de julho de 2008

Sistema Aberto de Gestão Unificada - SAGU


O que é o SAGU?

O SAGU - Sistema Aberto de Gestão Unificada, é um sistema capaz de gerenciar todo o relacionamento de um aluno com uma instituição de ensino, dentro da esfera acadêmica, administrativa ou financeira.

O SAGU constitui-se de módulos (processo seletivo, acadêmico, financeiro, contábil e outros) que podem ser combinados para atender às necessidades dos mais variados tipos de instituições de ensino.

SAGU versão 2

O SAGU versão 2 é a evolução do SAGU, contemplando a revisão completa da modelagem de dados, a adequação aos padrões estabelecidos pelas novas versões do PostgreSQL e do PHP e uma grande capacidade de parametrização.

Além disso, diversas novas funcionalidades foram criadas (como o sistema de desbloqueios, o suporte à comunicação com diversos bancos e a integração com o gerador de relatórios Agata) e as já existentes, melhoradas.

A versão 2 constitui a reescrita completa da versão anterior, desta vez com a utilização do Miolo, um poderoso framework para desenvolvimento em Software Livre. A utilização do Miolo permite uma maior agilidade no desenvolvimento do sistema, pois explora os conceitos de orientação a objetos, permitindo assim o reaproveitamento de código. O Miolo permite ainda uma completa modularização do sistema.

O desenvolvimento do SAGU, iniciado em parceria com a Univates - Centro Universitário, é um projeto coordenado e mantido pela Solis - Cooperativa de Soluções Livres.

O SAGU versão 2 é um Software Livre regido pela licença GPL.

Módulos do SAGU

Possui módulos independentes, mas capazes de interagir entre si. Isto é, existe a possibilidade de se utilizar apenas os módulos que serão necessários para a instituição. Isso faz com que o sistema possa ser adotado pelos mais diversos tipos de instituições ou empresas.

Os principais módulos são:
  • Básico
  • Processo Seletivo
  • Acadêmico
  • Financeiro
Além destes, possui outros módulos auxiliares, tais como:

  • Contábil
  • Recursos Humanos
  • Institucional
  • Controle de Cópias*
  • Questionário

Encontra-se em fase final de desenvolvimento o módulo de Serviços, que permitirá aos alunos, funcionários, professores e empresas o acesso à informações como situação financeira, consultas acadêmicas, registro de notas e freqüências, disponibilidade de horários, consulta de documentos pendentes de entrega e diversos outros.

Para saber mais, acesse o site http://sagu.solis.coop.br

2 comentários:

Bruno disse...

Não se pode compará-lo ao SIE - Sistema Integrado de Ensino, pois este está implantado em diversas Universidades Federais de Ensino. Entretanto, é uma solução Open Source, a qual desejamos aqui na UFS.

João Paulo Lacerda disse...

não sei se da pra comparar pq nao conheço os sistemas, mas acho que este é o caminho para um sistema deste tipo e de qualidade.

Acho bastante obvio que as universidades isoladas ou conjuntamente desenvolvessem um software deste tipo, e de forma gratuita através de seus alunos (com supervisão dos professores). Já que é do interesse de todos.