quarta-feira, 11 de junho de 2008

Plano Diretor de Informática da FEIS - Destaques

Desenvolvimento de Sistemas Corporativos

Na Reitoria da UNESP existe o Grupo de Sistemas Corporativos - GSC, que tem a função de desenvolvimento de sistemas corporativos de interesse para toda a UNESP. Entre tais sistemas estão o SUI que é a integração de vários outros sistemas; o Sistema de Orçamento; os SistemasAcadêmicos da Graduação e Pós-graduação. A base de desenvolvimento, após algumas tentativas fracassadas no uso de outras plataformas, atualmente é o Banco de Dados Oracle. Desta forma, teve-se que investir em treinamento de pessoal e licenciamento do Oracle. Na fase de treinamento, cada STI foi contemplado com duas vagas, tendo-se contratado uma empresa de Araraquara. Como o grupo de desenvolvimento do STI local tem cinco pessoas, a Direção da Unidade investiu no treinamento dos outros três integrantes do Grupo de Desenvolvimento, que em contrapartida deverão atuar no desenvolvimento de melhores sistemas do que aqueles que atualmente se encontram em uso. Localmente, também se investiu em treinamento do pessoal do STI em ferramentas tais como C++ Builder e outras; o que facilitou o processo de desenvolvimento.
Recentemente, foi feita a implantação de um novo Sistema de Controle Acadêmico (SCA) que foi desenvolvido localmente e deverá servir de piloto para o SCA de toda a UNESP. Havia a promessa de que o SCA seria desenvolvido pelo grupo da Reitoria com a participação de funcionários dos STI’s; isto acabou não acontecendo e de certa forma o grupo do STI de Ilha Solteira acabou tendo um papel importante no desenvolvimento do SCA-UNESP.
Desta forma, investindo-se em treinamento de pessoal é possível desenvolver localmente e não esperar pela Reitoria, pois nem sempre os prazos são cumpridos e muitas vezes surgem outras dificuldades, em função da UNESP, apesar de ser uma Universidade, ter realidades muito diferentes em suas Unidades. Um exemplo é o desenvolvimento do SUI - Sistema Unificado de Informação, que foi iniciado a mais de dez anos e até hoje não funcionou adequadamente, pois nem todos os sistemas componentes dele foram desenvolvidos.
O desenvolvimento de sistemas corporativos que realmente funcionem deve ser uma meta a ser atingida, pois é prática comum, na UNESP se solicitar a mesma informação várias vezes e elas se perderem. Diretrizes neste sentido devem ser implementadas.

Uso de Software Livre
O uso de software livre com certeza geraria uma boa economia para a Universidade, além de evitar a prática de uso não autorizado de determinados programas de informática. Já existe uma corrente, ainda incipiente, na UNESP para difundir a cultura do software livre. Entretanto, muito ainda tem de ser feito. Para o usuário técnico-administrativo cujo uso principal de computador seja a digitação de textos já é possível realizar tais tarefas através do uso de software livre, após um período de treinamento.
Há uma certa confusão com a palavra software livre. Isto não significa que ele seja gratuito, mas que pode ser instalado livremente sem restrições de número de licenças, além do acesso ao código fonte para possíveis aperfeiçoamentos. Várias empresas organizam pacotes de software livre em CDs e cobram por isto. O sistema operacional Linux é um exemplo desta prática. Este tema software livre gera muitas discussões e não é objetivo aqui criar mais polêmicas, mas tentar difundir na UNESP-Ilha Solteira a cultura de utilização deste tipo de software, principalmente, pela economia que isto poderá gerar aos cofres públicos.
A UNESP-Ilha Solteira deve estabelecer metas que conduzam a uma mudança do uso de softwares que requerem pagamento de licenças para o uso de softwares livres. Nas áreas onde seja possível fazer esta mudança de imediato já se poderia adotar esta prática. Nas demais áreas deve-se estabelecer um prazo para treinamento das pessoas e realizar-se uma mudança gradual para não se provocar grandes traumas.

Ver todo o plano em http://www.feis.unesp.br/cli/planodiretor/PlanoDiretor_FEIS_jun2005.pdf

Nenhum comentário: